terça-feira, 30 de novembro de 2010

ERA - História e Música completamente ligadas

     ERA (Enminential Rythm of the Ancestors, ou Ritmo Eminencial dos Ancestrais, em português)
é um projeto musical criado pelo francês Eric Levi, antes membro do grupo de glam rock Shakin’ Street.
Suas músicas são geralmente cantadas em pseudo-latim (o latim se fundiu com o dialeto dos povos
cátaros).
     Estes povos eram do sul da França (lanquedoc) e considerados hereges pela Igreja.
A religião cátara propunha, como aspectos básicos, a reencarnação do espírito, a concepção da
terra como materialização do Mal, por encher a alma de desejos e prende-la às coisas
efêmeras do mundo, e do céu como a do Bem, numa concepção dualista do mundo.
Mas o principal ponto de discordância, e talvez o que tenha causado maior indignação à
Igreja, tenha sido a de que os cátaros não admitiam qualquer tipo de intemediação entre o
homem e Deus. Eles insistiam em que todos podiam e tinham o direito de vivenciarem
diretamente a dimensão do transcendente, através de estados alterados de consciência.

     No projeto de Levi, percebemos uma mistura de Canto gregoriano, ópera e música clássica com outros estilos contemporâneos. Músicas em inglês foram ganhando espaço a cada novo álbum, e, mais tarde, a influência da música árabe aparece. Nos seus concertos, a banda utiliza muitas vezes vestes e armas da Idade Média, e nos clipes podemos ver a influência mística dos povos cátaros.
Algumas composições da banda foram usadas como temas de filmes.
     O estilo do “ERA” pode ser descrito como New Age, embora alguns o “enquadram” num estilo próprio – Música Medieval Contemporânea. A banda fez muito sucesso e já vendeu mais de três milhões de discos na França, e mais de 8 ao redor do mundo.


     O maior sucesso da banda é a música " Ameno", segue o vídeo com as legendas na língua original e em português.





Eric Levi

Capa do CD Classics II, deste ano.
















Algumas Referências:

http://www.lastfm.com.br/music/Era/+wiki

http://letras.terra.com.br/era/77479/traducao.html

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/cataros.htm

28 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é ateu. Compare com a música Voxifera. Ele diz que ama Lúcifer e diz que o portador da luz sofreu. Pois Deus o castigou e merecedio.

      Excluir
  2. Olá amigo,
    primeiramente gostaria de agradecer seu comentário.
    Não tenho como responder sua pergunta, pesquisei na internet e não consegui nenhuma entrevista dele sobre o assunto. Portanto não conseguimos saber se ele é ou não ateu.

    ResponderExcluir
  3. Olá, bom dia
    bom, só queria parabenizar vcs ai do notas e teclas pelo otimo trabalho, ainda nao dei uma boa olhada no site, mas só por esse post ja tenho certeza que é um otimo site,
    sou um grande fã da banda Era, mesmo que faça pouco tempo que ando escutando, ja adoro demais,

    bom é isso, novamente parabens, e tudo de bom ^^

    ResponderExcluir
  4. parabens ao era etudo o que eles pensam eu assino em baixo...adorei vossas ideias de mundo e de vida...VALEU. RUBENS

    ResponderExcluir
  5. Ao ouvir Era-Ameno, foi como tivesse morrendo de sede no deserto e subitamente uma fonte de água límpida e fresca, surgisse do nada, para banhar e beber.Essa música com certeza fará parte da minha vida por muito tempo ou até o fim.
    Felicidades!!! Por essa obra.
    Irany

    ResponderExcluir
  6. Boooom, primeiro, Kaique, muito obrigdo aeee, ficamos muito felizes por receber esse reconhecimento xDD
    Creio que falo pelo meu colega quando digo que isso nos dá uma gás pra escrever, embora tenhamos nos dedicado mais a tocar ultimamente o que deixou o blog meio abandonado, quem sabe voltamos com alguns posts como esse?! Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  7. Segundo, Rubens, o ERA realmente é um projeto incrivel, que eu particularmente gosto muito.

    Muito obrigado pelo comentário aqui, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. E, por último, Irany, que grande obras o ERA tem em seu acervo jah ouviste "Divano"?? Segue a mesma linha de "Ameno", mas traz uma linha de sentimentos e pensamentos diferentes.

    Recomendo tambem "Voxifera", é muito boa também.

    Mais uma vez eu digo, valeu pelo comentário aqui, nos dá um ânimo a mais sempre \o/

    Abração.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se o estilo deles eh como se fosse cristão, pq na tradução da música ameno, tem umas partes q fala rei, senhor. Obg, esse site eh mto bom ^^

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se o estilo deles eh como se fosse cristão, pq na tradução da música ameno, tem umas partes q fala rei, senhor. Obg, esse site eh mto bom ^^

    ResponderExcluir
  11. Já vi no Wikipedia que alem de cátaros alguns componentes da banda são católicos por exemplo no clipe da musica divano aparece crianças sendo batizadas em uma igreja católica enfim é uma misturas de sentimentos religiosos que fazem parte do universo de eRa.

    ResponderExcluir
  12. Me esclareceu melhor em relacao ao grupo ERA e a musica AMENO, pois li que era satanica...

    ResponderExcluir
  13. As musimús tem melodoas lindas e harmonicas que produzem sensação de batalhas como nos vemos nos filmes. No entanto, prova que ele não é ateu, até porque pra acreditar e glorificar Lucifer, como diz na tradução da letra da música de Voxifera, onde ele diz Amo Lúcifer. Entao, para acreditar em Lúcifer, ele sabe muito bem que quem o aprisionou foi o todo poderoso e unico senhor Deus. Gostava das músicas, mas pelo que e passado quando se descobre a letra, vc pode optar pelo que acredita em seguir. Ainda escuto Enya, mas se me provarem algo parecido...

    ResponderExcluir
  14. Deixarei de segui-la por questões pessoais de minha crenca. Não venho desmerecer ninguém, é apenas minha opinião.

    ResponderExcluir
  15. Olá quero saber se esse cântico tem o intuito de enaltecer a Deus ou ao inimigo é um cântico católico, estou na dúvida me responda por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os cátaros eram meio protestantes... então não é um cântico católico.

      Excluir
    2. Não! Protestantes são aqueles que não compactuam com vans doutrinas religiosa, antes confrontam a atuação do homem mediante à Palavra de Deus! Os Cátaros era um povo que NÃO acreditavam na intermediação entre Deus e o homem, e eram dualista, fazendo referência de Que o Deus bom atuava somente no âmbito espiritual e, que toda matéria criada foi fruto do Deus mau...

      Excluir
  16. Os cátaros buscaram viver como os cristãos dos primeiros anos, conforme o modo de vida de Jesus. Por ter tido muitos adeptos na época, foram perseguidos e muitos foram levados para a fogueira, morreram pela espada, graças à Inquisição. Acreditavam na reencarnação e se dedicavam ao próximo, oravam e faziam curas. Viveram na França, na Espanha, na Itália e regiões próximas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que você fala nem parece que eles quem faziam um massacre. Matavam mulheres grávidas por acreditar que elas carregavam uma calamidade, suicidavam-se, assaltavam fazendas. Eram falsos cristãos, isso sim. Não estou dizendo que a Igreja Católica é perfeita, até porque milhares já morreram por muitos "cristãos". Mas a crença católica em sua base é a correta pra quem acredita em um único Deus e em Jesus Cristo. A base da igreja cátara assasinava crianças por acreditar que o ser humano foi feito pelo demônio. Algo de estranho sendo que o cristianismo deveria pregar amor e não morte.

      Excluir
  17. Muito boa a música. Através do conhecimento Cátaro, podemos amenizar nossa dor de viver em um mundo material ao extremo, libertar-nos da dor de sermos matéria...

    ResponderExcluir
  18. Os Cátaros pareciam mais com os ciganos.

    ResponderExcluir
  19. Totalmente subliminar as letras e sim ameno fala de lucifer ....claramente assim como voxifera deixa claro..... só um idiota não entende os sinônimos e metáforas

    ResponderExcluir
  20. O vídeo sobre a música Ameno mostra cenas e personagens medievais, e em algumas partes lembra a lenda do Rei Arthur. Vemos um rei -menino ( muito lindo, eu gostaria de saber quem o interpreta no vídeo), um castelo, uma espada sendo tirada da pedra e bruxas que protegem o castelo dos inimigos. Lindo vídeo.

    ResponderExcluir