Não entendeu o porquê do título ainda né!? Calma eu explico...
Esses dias estava vendo umas fotos no facebook e comentei a foto de uma amiga com a seguinte frase: " Maestro"!
Teve gente que me perguntou por quê eu chamava grandes músicos de maestro. Aí resolvi trazer uma postagem que traz essa figura como tema xD.
Maestro ( que em italiano se escreve "mestre"), é aquele que rege a orquestra. Porém o termo pode ser aplicado a um músico que é virtuoso ou compositor. Então podemos aplicar esse termo a músicos que são literalmente, regentes de uma banda, compondo a maioria das composições e organizando a disposição dos músicos na execução de cada tema.
A posição de "maestro" surgiu durante o Romantismo, época em que os coros e orquestras cresceram em número de integrantes. Quando o número de músicos de um grupo/ conjunto/ banda/ seja-qual-for-o-nome-que-você-queira-utilizar é pequeno, percebe-se que é possível entre olhares e sinais fazer a marcação do tempo.
Porém quando o número de músicos começou a aumentar, o solista era o responsável por essa marcação. Então começaram a aparecer novas formas de condução de tempo, com um músico fazendo batidas com um bastçao no chão. Se só os músicos ouvissem isso teríamos uma solução perfeita; porém o público ouvia, o que afetava os concertos. Então alguns músicos optaram por fazer uma marcaçao visual do tempo, outros enrolavam partituras na mão. Carl Maria von Weber foi quem introduziu uma vareta ou pequeno bastão para substituir o rolo de partitura. A esta vareta deu-se o nome de batuta. (fonte: Wikipedia)
Alguns Grandes Maestros:
Gustavo Dudamel
Herbert Von Karajan
E Não esqueçamos do nosso maestro João Carlos Martins, conhecido por sua história de vida, superação e amor a música. (A qualidade do som não está boa, mas no vídeo percebe-se que ele rege do piano, o que citamos anteriormente).
É isso aí pessoal...quem tiver mais dicas, manda pra gente...e quem passou e leu até aqui, por favor comente, deixe aqui o nome de um músico que você considera "Maestro" =).
Nenhum comentário:
Postar um comentário