quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

S.O.P.A. e os impactos na vida artística

     Bom pessoal, mesmo com a falta de tempo, deixei tudo o que tinha pra fazer de lado (inclusive o meu violão) e resolvi escrever este post. O motivo? As minhas dúvidas sobre o futuro da música e dos artistas, principalmente os que estão para surgir.
     Todo mundo tem ouvido bastante sobre a lei SOPA, então não estarei falando sobre ela aqui. (Quem ainda não sabe sobre ela pode clicar AQUI , e ler).
     Hoje o site Megaupload foi fechado pelo governo americano, acusado de pirataria.(fonte -> http://info.abril.com.br/noticias/internet/megaupload-e-fechado-acusado-de-pirataria-19012012-41.shl ). Sites como Wikipedia mais cerca de dez mil ao redor do mundo saíram do ar em protesto contra o projeto de lei.Além disso, sites como a Wikipedia americana ficaram fora do ar em protesto contra a lei.
A idéia do projeto é interessante, afinal não adianta uma nação combater apenas a pirataria física (material que não é virtual), sem combater a virtual... Mas seriam as formas do projeto, as mais adequadas?
O vídeo abaixo explica bem o que é o projeto, principalmente o que pode acontecer na prática:


As questões que eu deixo para todos nós:
Se a lei for aprovada:
1 -  Usuários do Youtube não poderão enviar vídeos cantando canções conhecidas. Cantores como Justin Bieber, Ana Free, banda Fresno e o Violonista Igor Presnyakov ganharam o mundo através de vídeos cantando/tocando músicas de outros artistas. 
2 - Esses artistas, que por falta de patrocínio, começam trabalhando com músicas conhecidas e divulgadas na mídia....como poderão ter a "publicidade" gratuita e necessária que eles tem cantando músicas que estão no topo das listas de rádio?
3 - A lei dá direito a Justiça americana de tirar um site do ar em território americano. Sites do mundo inteiro são hospedados em empresas americanas. Como seremos afetados?
4 - Quem vai decidir o que é ou não ilegal?
5 - Como serão afetados sites que falam sobre arte, já que eles precisam compartilhar informação?

Essas são cinco de todas as minhas dúvidas sobre esse assunto. Peço desculpas por escrever tanto, mas acho que todos devemos participar da discussão. Afinal, a internet é sem fronteiras. Encerro pedindo para que os leitores comentem sua opinião...e com um trecho publicado no site G1: 
"Em mensagem publicada em seu blog no último fim de semana, a Casa Branca afirmou que não pode apoiar 'um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global'."

4 comentários:

  1. É um retrocesso na cultura mundial, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Uma vez que Obama tivesse dito que iria vetar o SOPA se não tivesse alterações os idealizadores do SOPA estavam querendo tirar a parte de bloquear o DNS. Era isso que eu tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
  3. Bom eu como músico, acho que a música mundo afora esta uma porcaria, e minha opinião é que a grande culpada disso tudo é a internet, coisa boa não se compartilha, só porcaria, e não adianta dizer que isso é dor de cutuvelo pois não é não, portanto para mim não afetaria em nada essa lei, afinal quando não se tinha tanto acesso, a cultura era muito mais valorizada, acho que não é um retrocesso na cultura não, e no mais, artista tem de ser reconhecido pelo seu proprio trabalho e não copiar o que os outros fazem!!

    ResponderExcluir
  4. A internet é feita por seres humanos...acho que a falta de cultura não pode ser ligada apenas a internet. Afinal existe muita coisa boa divulgada na internet, mas a população que não se interessa em pesquisar.Não é verdade?

    ResponderExcluir