Hoje lembrei de postar um especial feito pela TVE espanhola, da série "Tesoros de La Guitarra Flamenca". Pra quem curte o gênero, vale a pena conferir!
O Red Hot Chili Peppers é uma banda de Rock Alternativo (ou Funk Rock) formada em 1983. Passando por várias formações, a banda é conhecida pelo baixo marcante, presente em boa parte de suas músicas.
A banda é atualmente formada pelos membros fundadores, Anthony Kiedis (vocais) e Michael "Flea" Balzary (baixo), juntamente com o baterista de longa data Chad Smith e, recentemente, acrescentou o guitarrista Josh Klinghoffer.
Quem ainda não assistiu aí vai minha dica de filme! (500) days of Summer, traduzido para (500) dias com ela. Um filme que prende pelo realismo, principalmente do final nada esperado, prende pela montagem sequêncial e claro, sua brilhante trilha sonora repleta de bandas indies.
Em uma das falas, Tom faz um comentário a respeito de uma dessas bandas alegando ser triste viver em um mundo em que ninguém nunca ouviu falar de tal. Ah gente, não sei se é exatemente assim a fala mas é neste sentido.
Uma coisa é certa, foi um dos melhores filmes que já vi nos últimos tempos e inclusive estava na lista de coisas para fazer antes de morrer, assistí-lo. Uma dica, coloquem na lista de vocês também se tiverem uma! Menos de uma semana depois de assistí-lo já havia baixado toda trilha sonora que vai de The Smiths a Regina Spektor. Os dois protagonistas também são fantásticos, temos a bela olhos claros Zoey Deschanel já com uma bagagem de filmes grandiosa, tendo inclusive entre meus preferidos Bridge to Terabithia e Joseph Gordon-Levitt que desde cedo fez comédias como 10 thing i hate about you e o grandioso drama Mysterious Skin. Fica minha dica de cinema e trilha sonora! Abraços!
Não sei por qual motivo, resolvi largar tudo o que estava fazendo e escrever. Se eu dedico horas do dia para trabalho e horas para os afazeres pessoais, por quê não dedicar uma horinha para escrever um pouco? Passei o dia divagando pensando sobre a palavra mudança e fiquei intrigado sobre como não apenas a música, mas o mundo tem mudado em tão pouco tempo.
Segundo a nossa queridíssima Wikipedia, " Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planejadas e premeditadas." Acho que posso concordar com essa frase...e usar o Notas e Teclas para comprová-la. O novo Design foi feito por uma razão inesperada (a alta quantidade de visualizações do blog \o). Já a abertura a novos escritores foi algo premeditado, algo para ser feito quando atingíssemos boas taxas de visualizações.
O engraçado é que não sou só eu que percebo hoje que muita coisa mudou ultimamente, sem saber explicar EXATAMENTE o quê. E às vezes me parece que tudo está como devia estar.
Parece fácil, mas a gente faz confusão, ou é complexo demais e a gente simplifica??
Bom pessoal, mesmo com a falta de tempo, deixei tudo o que tinha pra fazer de lado (inclusive o meu violão) e resolvi escrever este post. O motivo? As minhas dúvidas sobre o futuro da música e dos artistas, principalmente os que estão para surgir.
Todo mundo tem ouvido bastante sobre a lei SOPA, então não estarei falando sobre ela aqui. (Quem ainda não sabe sobre ela pode clicar AQUI , e ler).
Hoje o site Megaupload foi fechado pelo governo americano, acusado de pirataria.(fonte -> http://info.abril.com.br/noticias/internet/megaupload-e-fechado-acusado-de-pirataria-19012012-41.shl ). Sites como Wikipedia mais cerca de dez mil ao redor do mundo saíram do ar em protesto contra o projeto de lei.Além disso, sites como a Wikipedia americana ficaram fora do ar em protesto contra a lei.
A idéia do projeto é interessante, afinal não adianta uma nação combater apenas a pirataria física (material que não é virtual), sem combater a virtual... Mas seriam as formas do projeto, as mais adequadas?
O vídeo abaixo explica bem o que é o projeto, principalmente o que pode acontecer na prática:
As questões que eu deixo para todos nós:
Se a lei for aprovada:
1 - Usuários do Youtube não poderão enviar vídeos cantando canções conhecidas. Cantores como Justin Bieber, Ana Free, banda Fresno e o Violonista Igor Presnyakov ganharam o mundo através de vídeos cantando/tocando músicas de outros artistas.
2 - Esses artistas, que por falta de patrocínio, começam trabalhando com músicas conhecidas e divulgadas na mídia....como poderão ter a "publicidade" gratuita e necessária que eles tem cantando músicas que estão no topo das listas de rádio?
3 - A lei dá direito a Justiça americana de tirar um site do ar em território americano. Sites do mundo inteiro são hospedados em empresas americanas. Como seremos afetados?
4 - Quem vai decidir o que é ou não ilegal?
5 - Como serão afetados sites que falam sobre arte, já que eles precisam compartilhar informação?
Essas são cinco de todas as minhas dúvidas sobre esse assunto. Peço desculpas por escrever tanto, mas acho que todos devemos participar da discussão. Afinal, a internet é sem fronteiras. Encerro pedindo para que os leitores comentem sua opinião...e com um trecho publicado no site G1:
"Em mensagem publicada em seu blog no último fim de semana, a Casa Branca afirmou que não pode apoiar 'um projeto de lei que reduz a liberdade de expressão, amplia os riscos de segurança na computação ou solapa o dinamismo e inovação da internet global'."
Natural de Lajeado, o jovem cantor criou-se em Porto Alegre e hoje, é apontado como uma das grandes promessas da música popular brasileira.
O que encanta nesse garoto, é seu timbre de voz nada convencional, pelo contrário. Com uma voz melódica, encantadoramente dramática e inebriante, Catto tem o timbre tecnicamente chamado de Contratenor, ou como ele mesmo classifica: "Uma Ana Carolina ao contrário".
Para você que ainda não ouviu, segue uma música do disco "Fôlego", lançado em 2011.
Para quem curtiu o som do gaudério, o disco já está a venda nas lojas e pode ser comprado através do site do cantor .
Ao que tudo indica, logo logo os fãs de Los Hermanos ganharão um presente diferenciado. Em abril estará disponível para download gratuito, um álbum com músicas dos barbudos nas vozes de intérpretes da nova geração de músicos brasileiros, ao lado de algumas figurinhas carimbadas.
Com músicas como "O Pouco Que Sobrou", regravada por Bárbara Eugênia e "Dois Barcos", que ficou por conta de A Banda Mais Bonita da Cidade, o disco promete conter versões diferenciadas e arranjos que vão deixar os apreciadores do quarteto carioca muito felizes.
O disco poderá ser baixado através do site Musicoteca.
Contudo, para aqueles que não abrem mão do original, eles estarão em uma grande turnê pelo país nos próximos meses, passando por 11 cidades. Tendo início em 20 de abril, a banda passará por Porto Alegre no dia 12 de maio. Mas é bom avisar: os ingressos ja começaram a ser vendidos, e estão indo como água.
Pra gente curtir um pouquinho antes da visita de nossos Hermanos, aí vai um vídeo de uma música do disco "Bloco do Eu Sozinho" numa performance do dvd "Ao Vivo no Cine Íris".
Boa noite leitores!
É com muito prazer, que o Thiago e eu damos as boas vindas aos nossos novos parceiros na arte de escrever. A partir de hoje Leon Castanho e Evandro Luciano estão com a gente na equipe. Além de nós quatro, Bê Pezzini completa a equipe. Ele já fez uma postagem sobre o Indie Rock, que vocês podem conferir um pouco abaixo. Agora a equipe:
Marcus Lorenzi;
Thiago Santos;
Leon Castanho;
Bê Pezzini;
Evandro Luciano.
Ainda há vagas para escritores. Para se candidatar envie um e-mail para notaseteclas@gmail.com com o assunto: Escritor.
Se você me questionasse com a seguinte pergunta "qual tipo de música você escuta?", eu poderia lhe dar diversas respostas, mas em meio a tantas, Indie Rock!
E se sua próxima pergunta fosse "o que é Indie Rock?".
Do meu ponto vista a resposta mais simples seria: Música que ninguém conhece! Do ponto de vista musical: Bandas cujos artistas tem o controle total de sua carreira.
Indie = independentes.
Mas ainda prefiro o termo música que ninguém conhece. O estilo musical que não se popularizou, não apenas por não ter uma gravadora por trás divulgando, mas pelo simples fato de não ter a essência popular do refrão carregado de rimas pobres, letras sujas e batidas que incitam ao pornográfico!
Algumas bandas até se popularizaram ao longo do tempo, com algumas músicas que ficaram bastante conhecidas. Mas assim mesmo, se você reunisse um grupo de dez pessoas e citasse o nome dessas bandas que ficaram mais famosas, poucos saberiam quem são. Entre elas, The Strokes, The Killers, Keane, Switchfoot, MGTM, algumas inclusive tendo trilha sonora em filmes, séries e até mesmo novelas globais.
O que mais me atrai nesse estilo é o toque britânico que transporta o ouvinte para um ambiente europeu sem mesmo nunca ter estado em tal. O grupo necessariamente não precisa ser britânico mas é influenciado por tal, mantendo uma certa raiz. Não sei se poderíamos limitar Indie Rock como um gênero musical pois é algo que vai do rock alternativo ao math, do punk ao britpop.
Encerro minha primeira contribuição com algumas amostras de bandas que imagino você nunca terem escutado em sua vida. Se já escutou, vem cá e me dá um abraço pois somos irmãos! RISOS
Ps.: Algumas são velhas pra burro, mas não seria eu se não mostrasse.
Se você lembrou da banda Foo Fighters ao ler esse trechinho aí no título, parabéns, é sobre eles mesmo esse post...
Foo Fighters é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos formada por Dave Grohl em 1995. O nome da banda é uma referência ao termo "Foo Fighter", termo que era usado na segunda guerra para descrever fenômenos aéreos misteriosos, normalmente relacionados a OVNIs.
O primeiro álbum da banda, também denominado "Foo Fighters", foi gravado em 1994, quase inteiramente por Dave Grohl, contando apenas com uma participação de Greg Dulli, tocando guitarra na música X-Static.
O 1° show da banda ocorreu em 23 de março de 1995 em um clube na Califórnia chamado Jambalaya Club.
Desde 1994 até os dias de hoje, a banda vem colecionando composições, álbuns e prêmios, muito merecidos, na minha humilde opinião. Como por exemplo o Grammy por "melhor álbum de Rock" para 3, é TRÊS, dos seus álbuns: There Is Nothing Left to Lose, One by One e Echoes, Silence, Patience & Grace.
A formação atual da banda é essa:
Dave Grohl - vocais, guitarras rítmica e solo, bateria (1994-presente)
Nate Mendel – baixo (1995–presente)
Taylor Hawkins – bateria, backing vocals (1997–presente)
Chris Shiflett – guitarra solo, backing vocals (1999–presente)
Pat Smear – guitarras solo e rítmica (1995-1997, 2006-presente), backing vocals (1995-1997)
E pra terminar algumas músicas do Foo Fighters que eu, modestamente, recomendo: